top of page

12 cursos on-line e gratuitos sobre educação financeira e negócios

O conhecimento transforma a trajetória de qualquer pessoa. É por meio do estudo que desenvolvemos competências pessoais e profissionais, o que pode garantir melhores oportunidades na vida. Pensando nisso, o Cresol Instituto oferece uma série de cursos de educação financeira, empreendedorismo e outros assuntos relacionados. E o melhor: on-line e gratuitos!


12 cursos de educação financeira gratuitos do Cresol Instituto


Todo esse conteúdo está disponível gratuitamente no site do Cresol Instituto, nossa plataforma digital de ensino a distância. As aulas são divididas em módulos rápidos, que você pode acompanhar a qualquer hora e em qualquer lugar. Ao fim do processo, os participantes também recebem certificado de conclusão das atividades.


Vale dizer que os cursos do instituto são divididos em duas modalidades: Para Você e Para o seu Negócio. O objetivo desta divisão é contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional e te dar insumos para que possa contribuir para o crescimento e uma melhor gestão da sua empresa.


1. Comunicação e Oratória


Esse curso ensina técnicas para falar em público. Domínio da postura, uso de um gestual adequado e até segurança no tom de voz são alguns dos temas explorados.


Habilidades do tipo servem não apenas para um palestrante, mas para todo profissional. Elas são ferramentas de comunicação interpessoal que facilitam a interação com colegas, clientes e fornecedores. Sabendo como se expressar, você vai ter muito mais firmeza para defender posicionamentos e assumir responsabilidades.


A carga horária do curso é de 16 horas. Acesse o link e matricule-se de graça!


2. Planejando meu Empreendimento


Muita gente acredita que, para se dar bem no mercado, deve sair trabalhando o quanto antes. Porém, a etapa do planejamento é essencial para uma jornada de sucesso. É quase como traçar o mapa antes da viagem para saber qual é o caminho mais tranquilo a percorrer.


A ferramenta de planejamento consiste num método simples, mas muito eficaz de se atingir bons resultados nos negócios. Com ela, você avalia quais serão os recursos necessários para alcançar determinado objetivo – e em quanto tempo isso poderá ser feito.


Quer conhecer mais a fundo a importância desse método? Então clique aqui.


3. Gestão de Finanças Pessoais


O endividamento pode ser um grande obstáculo para quem quer progredir. Por isso, você deve aprender a cuidar do próprio dinheiro.


Mais um dos cursos sobre educação financeira, em gestão das finanças pessoais, você aprende a utilizar o dinheiro de uma maneira consciente. O programa inclui a identificação dos hábitos de consumo, a organização do orçamento e as causas e consequências das despesas excessivas.


Se você precisa de um auxílio para gastar menos e poupar mais, essas aulas são a pedida certa. A carga horária é de 20 horas. Inscreva-se já.


4. Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar


Aqui a aula se estende a quem tem filhos, sobrinhos e outros dependentes. Afinal, planejamento orçamentário deve ser assunto para a família toda!


O curso sobre educação financeira aborda temáticas do dia a dia, como equilíbrio das contas, gastos imprevistos e investimentos para a aposentadoria. Os módulos partem de uma conversa sobre sonhos de vida e culminam com um guia completo. Você vai aprender a desenvolver planilhas financeiras (para controlar cada centavo que entra na conta) e vai conhecer alternativas para reservar dinheiro.


Tudo isso é feito em apenas 12 horas. O material inclui vídeos explicativos e textos de apoio. Confira aqui.


5. Organização de Eventos, Cerimoniais e Protocolos


Da reunião de colaboradores ao encontro de lideranças regionais, os eventos são uma oportunidade para trocar experiências e debater questões pertinentes aos negócios. Nesse contexto, cada minuto importa, então não dá para desperdiçar tempo com atrasos no cerimonial, equipamento que não funciona e outros detalhes desagradáveis.


O curso apresenta formas de conduzir um evento impecável, do planejamento aos protocolos de execução. São quatro módulos, sendo um exclusivo para eventos corporativos.


Que tal causar uma boa impressão junto aos seus colegas? Sinal de profissionalismo e credibilidade, hein? Acesse a página para saber mais.


6. Controlando meu Dinheiro (para Empreendedor)


Mais um dos cursos sobre educação financeira, desta vez dedicado a quem já atua em atividade empreendedora. O objetivo das aulas é melhorar a gestão do negócio a partir de tópicos bem específicos. Entram na lista o controle de caixa, a categorização das despesas por grupos diferentes e, claro, a projeção de um caixa futuro.


Com esse conhecimento, você vai ter uma empresa muito mais saudável, capaz de gerar lucro e de sobreviver às crises do mercado. Os módulos contam com exercícios interativos para fixar melhor o aprendizado. Veja os detalhes.


7. Liderança


Gerenciar conflitos, motivar a equipe e assumir desafios são características de um líder – e estão cada vez mais em alta nos processos seletivos das grandes empresas. Porém, ninguém nasce sabendo como fazer essas coisas. As habilidades são desenvolvidas aos poucos.


Neste curso, a ideia é despertar o espírito de liderança que existe em você. Tudo começa pelo autoconhecimento (já que, para liderar os outros, antes é preciso ter foco nos objetivos pessoais). Em seguida, os módulos trazem orientações para quem quer montar um time vencedor.


Deu vontade de se inspirar? Então siga o link.


8. Inteligência Emocional


O tema vem gerando mais interesse nas pessoas nos últimos tempos e isso não acontece por acaso. Em um mundo cada vez mais incerto e diante de uma rotina tão atribulada, a forma como lidamos com situações de crise, pressão e estresse fazem toda a diferença no nosso desempenho profissional e na nossa vida pessoal.


No curso oferecido pelo Cresol Instituto, em parceria com a escola Conquer, você vai aprender dicas práticas sobre todas as áreas da inteligência emocional, aprendendo a se conhecer melhor, a lidar com os sentimentos, a se colocar no lugar do outro e a enfrentar situações de conflito.


O curso é dividido em cinco módulos: pilares da inteligência emocional, autoconhecimento, autogestão, empatia e as competências da inteligência emocional. Se tem interesse em se desenvolver no tema, basta clicar aqui e se inscrever.


9. Segurança da Informação


Você sabia que os dados são um dos ativos mais valiosos das pessoas e das empresas? E você tem conhecimento sobre a importância da confidencialidade, disponibilidade e integridade dos dados? Compartilhar conhecimentos sobre este importante tema é o objetivo da Websérie Segurança da Informação desenvolvida pelo Cresol Instituto.


Entre os assuntos abordados no curso, destacam-se o conceito de segurança da informação, dicas para aumentar a segurança digital e vazamento de dados. Além das videoaulas, o aluno terá acesso a diversos materiais durante o curso, incluindo artigos e infográficos.


Vale dizer que, além de ser útil e relevante para profissionais de todas as áreas, o curso de Segurança da Informação é obrigatório para os profissionais de Contabilidade com registro no Conselho Regional de Contabilidade.


Os interessados em realizar o curso podem se inscrever gratuitamente neste link.


10. Plano de Negócios


Precisa de ajuda para elaborar um plano de negócios para o seu empreendimento? O Cresol Instituto pode te ajudar! Neste curso, você vai aprender sobre conceitos e ferramentas para elaboração do Plano de Negócios e conferir um passo a passo para elaborar o documento do seu empreendimento.


O curso possui carga horária de 12 horas e é dividido em seis módulos: plano de negócios, sumário executivo, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro.


Para conferir a ementa completa do curso e fazer sua inscrição gratuitamente, basta acessar a página do curso.


11. Administração do tempo


Quem não precisa organizar melhor suas atividades para render mais no dia a dia, não é mesmo? Te auxiliar nesse sentido é a proposta do curso de Administração do Tempo oferecido pelo instituto, que conta com carga horária de oito horas-aula.


O curso está dividido em seis módulos, que são “o que é administração de tempo?”, “aprendendo a administrar o seu tempo”, “como lidar com imprevistos”, “como aumentar sua eficiência e produtividade”, “como organizar suas tarefas” e “como equilibrar tempo pessoal e profissional”.


Independentemente da sua área de atuação e do seu momento de vida, temos certeza que esse curso será útil para você. Inscreva-se aqui!


12. Cooperativismo – Cenários e Perspectivas


Tendo em vista que o objetivo do cooperativismo é contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, podemos dizer que os alunos que realizam esse curso do Cresol Instituto são capacitados como profissionais-cidadãos para atuar nessa perspectiva.


O curso fala sobre os fundamentos do cooperativismo, discute seus cenários e perspectivas, apresenta experiências cooperativistas no Brasil e no mundo e promove uma reflexão sobre os rumos do cooperativismo nos próximos anos.

Se interessou? É só se inscrever neste link e aprofundar seus conhecimentos neste tema tão importante para o desenvolvimento da nossa sociedade.


Gostou de conhecer alguns cursos de educação financeira e outros assuntos que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional? Nós acreditamos que a transformação começa com a educação e, por isso, esperamos que o conteúdo de hoje ajude você a crescer ainda mais. Bons estudos!

5 visualizações0 comentário
bottom of page