top of page

Manejo de Citros é tema de Seminário de Agroecologia realizado em Aratiba

Com o tema “Manejo de Citros – plantio e condução” foi realizado em Aratiba (RS) um seminário técnico em agroecologia.


Com o tema “Manejo de Citros – plantio e condução” foi realizado em Aratiba (RS) um seminário técnico em agroecologia, nesta quarta-feira (21/09). O assessor da atividade, Naldo Beck Epifânio conversou com os agricultores sobre implantação de pomares, qualidade de mudas, variedades de frutíferas, entre outros aspectos da produção. Além da parte teórica, foi realizada uma visita ao pomar localizado na propriedade de Eleandro Gonçalves, no interior do município.


Segundo Naldo, ao implantar um pomar é necessário ficar atento a aspectos como escolha da área, observar a finalidade, buscar variedades que permitam maior janela de colheita durante o ano e/ou que sejam mais comerciais. Além disso, ressaltou a importância da qualidade das mudas. “A muda é o insumo de maior importância na formação de um pomar. É o passo fundamental para se produzir frutas de qualidade e representa apenas 3% do investimento do pomar ao longo de sua vida útil”, explicou. Ainda, ele frisou a necessidade das barreiras vegetais, ou quebra-ventos, para a proteção das plantas contra a ação de ventos fortes. Essa já é uma exigência na certificação de produção orgânica, mas para as frutíferas é essencial.




O seminário faz parte das ações previstas no Termo de Fomento número 909823/2021, assinado pela Cooperativa Central de Tecnologia, Desenvolvimento e Informação (Coopertec), a fim de incentivar a produção orgânica. O projeto, viabilizado pela parceria entre Coopertec, Cresol e Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap) tem por objetivo fomentar o fortalecimento da agricultura familiar e da produção orgânica, através de momentos de acompanhamento técnico junto às famílias, disponibilidade de insumos para melhorar a fertilidade do solo e assim possibilitar ampliação de alimento e renda às famílias.


Serão ao todo 15 seminários de capacitação que abordarão temas como sementes crioulas, agroecologia, abelhas nativas sem ferrão, entre outros. Esses eventos serão realizados nos municípios das cooperativas da Cresol Base Alto Uruguai. Nesses locais, os cooperados já recebem assessoria técnica através do convênio entre Coopertec e Cetap.


Fonte: Cresol


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page