top of page

Onde você está colocando seu dinheiro?

Você já parou pra pensar que mundo você financia com o seu dinheiro? Não me refiro somente ao dinheiro que você investiu, mas ao dinheiro que você utiliza no seu dia-a-dia, na sua conta-corrente, no seu cartão de crédito, no seu limite de cheque especial.


Ao escolher um banco privado nós estamos optando por um sistema que coloca o lucro financeiro acima de tudo. Por isso cobra caro de serviços que muitas vezes podiam ser gratuitos como conta corrente, cartão de débito, extratos,inclusive usando de desonestidade ou ocultando informações para nos vender esses serviços. Esse sistema também cobra juros caros quando a gente precisa do dinheiro emprestado. Dinheiro que nós mesmos colocamos lá de graça ou recebendo muito pouco por ele. Resultado: o sistema financeiro privado hoje promove a desigualdade.

Além de tudo isso, os grandes bancos privados divulgam e financiam políticas econômicas e sociais que promovem a desigualdade.

Em resumo, hoje, ao utilizar o seu banco privado, você está ajudando a financiar um dos principais instrumentos de promoção da desigualdade no nosso país. Nós queremos te convidar a sair desse sistema e participar da construção de uma alternativa: um sistema de cooperativas de crédito com interação solidária: a Cresol.


A Cresol


A Cresol foi criada há 25 anos por trabalhadores da agricultura familiar, com apoio dos sindicatos de agricultores familiares, das CEBs, da CPT e de organizações internacionais como a Misereor da Alemanha. A Cresol tem como princípios a defesa e a construção da democracia.


A Cresol não visa o lucro e isso faz toda a diferença


Hoje o sistema Cresol conta com mais 13 bilhões de ativos, 10 bilhões de empréstimos e 6 bilhões de depósitos. Mas não são esses números que nos encantam. O que nos encanta são os mais de 630 mil cooperados e cooperadas distribuídos entre as quase 80 cooperativas singulares que constroem o sistema Cresol. São as pessoas e não o dinheiro, a razão de existir da Cresol. Pois são as necessidades e os sonhos das pessoas e não o lucro, os nossos objetivos.


Para ajudar a suprir as necessidades e realizar o sonho das pessoas, ao se tornar sócio da Cresol você passa a ter uma conta corrente gratuita e cartão de débito gratuito além de poder contratar cartão de crédito, cheque especial, fazer investimentos, usar aplicativo para realizar transações digitais, sacar gratuitamente cinco vezes no caixas eletrônicos 24 horas e principalmente poder contratar empréstimos a juros baixos para suas necessidades. Enfim, praticamente tudo que você precisa do banco, você encontra na Cresol. Ao ser sócio você ganha uma conta corrente gratuita que pode ser movimentada pelo aplicativo e pelo internet banking. Os demais serviços e produtos cada associado vai agregando conforme sua necessidade.


E tudo isso com a mesma segurança que tem nos grandes bancos, como a regulação e fiscalização do banco central e um fundo garantidor que indeniza até 250 mil reais de depósitos por CPF. Na verdade, a segurança é ainda maior que nos bancos tradicionais, porque na Cresol vocês são donos, ajudam a fiscalizar, participam das assembleias que fiscalizam as contas, podem se tornar conselheiros fiscal ou de administração.

Mas além da conta corrente, na Cresol, todo associado ganha também uma conta capital, que é onde vai ficar guardado e rendendo os aportes (investimentos) que o associado faz na cooperativa. Esse aporte tem que ser de R$30 no ato da associação e de 1% do salário (renda) todo mês, no mínimo. Se quiser cotizar mais, pode. Esses valores serão debitados mensalmente da sua conta corrente para a sua conta capital individual, onde ficará rendendo juros (Selic anual) e definirá a sua participação nas sobras (não lucro) da cooperativa que são distribuídas aos associados ao final de cada balanço anual. Essa capitalização é, portanto, um investimento na cooperativa e no seu futuro.


Além de todos esses serviços e benefícios o associado pode e deve ajudar na gestão da cooperativa participando das assembleias ordinárias, da aprovação das contas da cooperativa, elegendo o conselho de administração e o conselho fiscal. Para isso é fundamental que o associado busque estudar e aprender sobre como funciona a cooperativa e o sistema financeiro cooperativo. Para isso vai contar com o apoio da Cresol e nossa área de formação que além de promover atividades também conta com um portal de cursos online certificados.


É, portanto, um sistema financeiro alternativo ao sistema financeiro capitalista onde a vida está acima do lucro, as pessoas estão acima do dinheiro e a solidariedade acima do individualismo.

Há um ano a Cresol abriu suas portas em duas grandes cidades do estado de São Paulo: Campinas e Osasco e os trabalhadores e trabalhadoras dessas cidades têm agora a oportunidade de também ajudar a construir essa alternativa.

12 visualizações0 comentário
bottom of page