os_0074_03 [Convertido]-01.png

QUE MUNDO NOSSOS
SINDICATOS ESTÃO
FINANCIANDO?

A Intersindical foi construída por sindicatos e movimentos sociais que defendem uma nova sociedade, de caráter socialista. Este sempre foi um ponto de profunda unidade entre nós, e que nos fez caminhar juntos e juntas por tantos anos. Para nós, defender uma sociedade igualitária não é apenas uma palavra escrita no estatuto, é uma prática cotidiana, coerente.

NÓS LUTAMOS CONTRA O CAPITALISMO

Nós lutamos contra o capitalismo, que nesse momento da história é dirigido pelo capital financeiro. Por este motivo não temos dúvidas que nosso inimigo principal são os banqueiros, os parasitas da classe trabalhadora. Não é preciso explicar como eles sugam os recursos da sociedade e se transformaram em uma casta de multimilionários. 
 

A questão importante, que gostaria de levantar, é: como estamos enfrentando este problema? 
 

Precisamos de serviços bancários para administrar os recursos de nossos sindicatos, mas para cada real que colocamos em um banco privado ou de economia mista, estamos ajudando na acumulação de capital dessa minoria de parasitas. 
 

Então, mesmo sem querermos, estamos diretamente FINANCIANDO NOSSOS INIMIGOS. Estamos financiando o mundo que eles querem e não o nosso. Pagamos para que eles lutem contra nós, para que eles comprem políticos e retirem nossos direitos. 
 

Desejamos ser coerentes com nossos ideais de justiça social, mas se observarmos como administramos os recursos de nosso sindicato, sentimos, muitas vezes, uma profunda FRUSTRAÇÃO, uma sensação de IMPOTÊNCIA diante dos mecanismos que nos controlam, em especial quando envolve recursos financeiros da nossa categoria.
 

E você pode está pensando que não há alternativa, que estamos condenados a depender dos bancos. Eu entendo você porque já pensei assim também. Mas procuramos alternativas e conseguimos encontrar por meio da associação da Intersindical ao cooperativismo e às finanças solidárias, outra forma de administrar os recursos do sindicato, sem a necessidade de nos submetermos ao sistema financeiro privado.
 

Desde 2021, estamos construindo a CRESOL, uma cooperativa financeira que oferece todos os serviços bancários, porém com uma diferença fundamental, ela pertence a nós, entidades associadas e não a meia dúzia de banqueiros.
 

Hoje, a Intersindical e entidades filiadas como o  Químicos Unificados de Campinas e Osasco, Sindsaúde/SC, Intersindical/SC e a associação dos Bancários na Luta/SP já abriram suas contas na CRESOL, e começaram sua transição para o cooperativismo financeiro. Estamos dando um exemplo prático sobre o que deve ser feito para mudar nossa forma de administrar os recursos de nossas entidades. E quero dizer, foi mais fácil e mais rápido do que esperávamos, isso porque quem está na frente da CRESOL são militantes da Intersindical e temos com eles um diálogo e orientação que não teríamos em nenhum outro lugar.
 

A Direção Nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora tomou a decisão de convidar todas as entidades filiadas a se associarem à CRESOL, abrindo uma conta. Eu venho aqui reforçar esta orientação, porque acredito nesta alternativa e o quanto antes fizermos esta transição, mais rápido fortaleceremos nosso projeto de sociedade.
 

Se sua entidade sindical deseja aceitar este convite, pedimos para que você entre em contato, o quanto antes, com o coordenador da Cresol/SP, nosso companheiro Vitor Tonin, para que ele possa marcar uma reunião e explicar de maneira mais detalhada a Cresol e os procedimentos de associação. 

Obrigado desde já pela atenção e estamos

esperamos ter sua entidade como associada à Cresol em breve.

Saudações Intersindicais.

São Paulo, Julho de 2022

Nilza Pereira

Secretária de Finanças da Intersindical

Contato da CRESOL/SP

Vitor Tonin - Coordenador da Cresol/SP

Tel/WhatsApp: (19)99891-3974

E-mail: vitor.tonin@cresolcentral.coop.br